sexta-feira, 24 de junho de 2011

SEMANA DE PEDAGOGIA VAI DEBATER A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO



O Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, o Colegiado do Curso de Pedagogia e o Centro Acadêmico de Pedagogia (CAPed) apresentam a Semana de Pedagogia 2011 com a temática geral “A atuação do(a) pedagogo(a) na contemporaneidade: desafios e possibilidades”, no período de 01 a 05 de agosto, nas instalações do prédio do Centro de Educação, no Campus A.C. Simões, Tabuleiro do Martins, Maceió. O evento busca analisar as múltiplas possibilidades de atuação que se apresentam ao(à) pedagogo(a), levando em consideração os desafios e as possibilidades que fazem parte do cotidiano dos profissionais da Educação no Brasil e, em especial, em Alagoas. Espera-se que a Semana de Pedagogia 2011 seja um espaço de reflexão, de troca de saberes sobre questões significativas na atuação do(a) pedagogo(a), mas, sobretudo, um espaço que propicie a confraternização dos sujeitos que ajudam a construir a Educação no estado de Alagoas, uma vez que “[...] as palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos.” (Rubem Alves).

Como conferência de abertura, o evento destacará a temática principal , além de mais 07 (sete) mesas-redondas e 40 (quarenta) minicursos/oficinas que vão aprofundar temáticas relacionadas ao universo docente; apresentação de trabalhos produzidos pelos estudantes de Pedagogia na forma de Comunicações Orais e Pôsteres Acadêmicos, bem como, Grupos de Trabalhos (GT) para discussão do processo de avaliação do Curso de Pedagogia, além de feira de livros e apresentações artístico-culturais.

Para realizar a inscrição junto ao evento e/ou obter maiores informações é só acessar o link http://semanadepedagogiaufal.com.br/

domingo, 19 de junho de 2011

DIREITOS HUMANOS

*São os direitos que o povo

Precisa então conhecer

Não digo nada de novo

Mas quero oferecer

Uma leitura singela

Que a moça da janela

Possa ler e entender


*Trecho do cordel: “Direitos Humanos: isto é fundamental”, de Salete Maria da Silva.


Para iniciar a minha discussão acerca dos Direitos Humanos, resolvi expor um trecho do Cordel acima, que como tudo que vem do povo para o povo traz em seu início um conceito bem singelo, mas ao mesmo tempo bastante esclarecedor sobre a definição do que vem a ser, de fato, os direitos humanos: “São direitos que o povo precisa então conhecer”.

A supracitada definição pode não ser a mais elaborada se o fato a ser considerado for a linguagem culta, mas com certeza passa a ser melhor compreendida se levarmos em consideração que aqueles que mais têm seus direitos negligenciados, muitas vezes pela negação daquilo que deveria ter acesso, são aqueles que nem à escola puderam ir, pois tiveram que lutar desde muito cedo para garantir a sua própria sobrevivência.

Sabemos que sobre os direitos humanos há uma luta histórica em relação ao seu processo de construção, onde os primeiros e principais resultados podem ser acessados, legalmente e oficialmente falando, na Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948. O referido documento surgiu, exatamente, pela necessidade de se criar um código de conduta internacional que fosse capaz de expressar os “direitos fundamentais da pessoa humana”, em outras palavras, aqueles considerados suficientes para garantir uma vida com dignidade a todos os homens, mulheres, idosos, jovens e crianças.

Embora os direitos humanos tenham como principal objetivo a garantia de uma vida digna a todo e qualquer cidadão, somente uma minoria de nossa sociedade usufrui com excelência de algo que foi feito para todos e que deveria ser gozado por todos. Inclusive, a igualdade, juntamente com a dignidade, a liberdade e a justiça são princípios fundamentais dos próprios direitos humanos, e por essa razão, principalmente, reforça a necessidade de algo que deve ser para todos, pois parte do princípio de que dignidade não deve ser privilégio de poucos, mas uma necessidade de todas as pessoas.

Uma das características essenciais dos direitos humanos é a interdependência, o que significa dizer que todos os direitos realizam-se juntos, estão ligados uns aos outros, pois são indispensáveis, precisamos de todos a todo momento, porque a ausência de um é capaz de prejudicar todos os demais. Esta questão tem relevância fundamental na garantia de uma vida com dignidade a toda e qualquer pessoa, mas na maioria das vezes ou há uma negligência gritante quanto à efetivação de todos os direitos, ou uns são efetivados em detrimento dos outros, principalmente se a máquina pública tiver interesse na realização desses, não por querer garantir o que estabelece a Lei, mas por querer “mostrar serviço” diante das grandes mídias e com isso manter os seus currais eleitorais. É exatamente isso, na maioria das vezes, que faz com que uns direitos sejam reconhecidos e outros não. Isto é uma realidade na qual devemos ficar atentos, no intuito de fazermos com que deixe de acontecer, pois quando garantimos um direito em detrimento de outros estamos sendo incoerentes em relação a outra característica fundamental dos próprios direitos humanos, o fato de serem inseparáveis, ou seja, não se pode realizar alguns e abrir mão de outros. Para que a vida com dignidade, realmente, seja efetivada, é necessário sermos vigilantes ativos de nossa própria sociedade. Quando falo de dignidade pressuponho uma vida igualitária, libertadora e justa para toda a pessoa humana, pois somente dessa forma podemos transformar o homem em um verdadeiro cidadão.