terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

MEC DIVULGA VALOR DO NOVO PISO NACIONAL DE PROFESSORES EM R$ 1.451

Reajuste será de 22,22% em relação ao valor de 2011. Valor é para professor de nível médio e jornada de 40 horas semanais.

O Ministério da Educação divulgou na tarde desta segunda-feira (27) que o piso salarial nacional dos professores será reajustado em 22,22% e seu valor passa a ser de R$ 1.451,00 como remuneração mínima do professor de nível médio e jornada de 40 horas semanais. A decisão é retroativa para 1º de janeiro deste ano.Segundo o MEC, a correção reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2011, em relação ao valor de 2010. O piso aplicado em 2011 foi de R$ 1.187, e em 2010, de R$ 1.024.

A aplicação do piso é obrigatória para estados e municípios de acordo com a lei federal número 11.738, de 16 de junho de 2008. Estados e municípios podem alegar não ter verba para o pagamento deste valor e, com isso, acessar recursos federais para complementar a folha de pagamento. No entanto, desde 2008, nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim.

Fonte: g1.com.br

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O LERCON – Congresso de Leitura e Contação de Histórias de Pernambuco é um evento destinado a educadores (professores, gestores, coordenadores pedagógicos, arte-educadores e contadores de história) ligados a escolas, hospitais, clínicas, e/ou ao entretenimento cultural de modo geral, interessados na discussão acerca da leitura e da contação de histórias. Trata-se de um evento projetado para atender um número aproximado de 800 participantes.
O objetivo central do LERCON é discutir a leitura no seu sentido mais amplo, como também a contação e a leitura de histórias como forma de promoção dessa leitura nos mais diversos espaços educacionais – escolares e não-escolares.

O evento terá duração de 12 horas, vivenciadas em dois dias de realização e oferece uma programação com variadas discussões sob diversas modalidades de apresentação dos temas propostos: palestras, minicursos, mesas-redondas, círculos de leitura e contação de história e momentos artístico-culturais.

Os participantes convidados a ministrarem as palestras, os minicursos, as mesas-redondas, etc., são todos pessoas reconhecidamente competentes e atuantes em suas áreas de discussão, tanto no meio acadêmico quanto no meio não-acadêmico e que têm muito a contribuir com os estudos tanto da leitura como da contação de histórias.

Desse modo, o LERCON é um evento que pretende contribuir de forma consubstancial para a discussão da leitura como promoção do saber, da cultura e da contação de história: uma estratégia possível para a formação do leitor crítico, sensível e cuidadoso.

Abaixo segue alguns links importantes acerca do evento:

INSCRIÇÕES
http://www.hmfassessoria.com.br/inscricoes.html

PROGRAMAÇÃO
http://www.hmfassessoria.com.br/programacao.html

CONVIDADOS
http://www.hmfassessoria.com.br/convidados.html

TRABALHOS
http://www.hmfassessoria.com.br/trabalhos.html

DOWNLOADS:
http://www.hmfassessoria.com.br/downloads.html

CONTATO:
http://www.hmfassessoria.com.br/contato.html

Fonte: Site do LERCON

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

2012 COMEÇA AGORA

Tem um período relevante que estou ausente deste espaço, mas os motivos que justificam esta ausência foram importantes e necessários para o meu crescimento enquanto pessoa e profissional que sou.

No último ano (2011) vive algumas experiências significativas em minha vida, assim como tantas outras , mas o fato de ter retomado à docência foi indispensável para me fazer ter certeza absoluta de que a minha escolha profissional não foi em vão.

Muitas são as pessoas que, ao longo da carreira, se deparam, em seus momentos de reflexão, e percebem que se equivocaram com a escolha feita. No meu caso, a experiência vivenciada novamente junto a uma turma do ensino fundamental, além de ter me propiciado muitas descobertas e momentos inesquecíveis, me oportunizou reafirmar a minha escolha enquanto educadora, da qual tanto me orgulho.

É evidente que os obstáculos encontrados pelo meio do caminho não foram poucos, mas o fato de me fazer acreditar numa educação humanizadora e emancipadora, cuja função maior está na formação do cidadão, desenvolvendo habilidades que possibilitem a construção do conhecimento, de atitudes e, principalmente, de valores que sejam capazes de tornar o educando uma pessoa ética, solidária, participativa e crítica, foi o suficiente para me manter forte o bastante, não me deixando desviar, em nenhum momento da minha função social maior: contribuir, enquanto educadora, para a construção de uma sociedade plural, mais digna e mais justa para todos.

Infelizmente, nem todas as pessoas acreditam nessa missão da educação, e além de vê-la como uma utopia, tentam, a todo momento, desmotivar os que resistem acreditando.

Eu, Juliana Alves, mulher, educadora e mãe faço parte desse restrito grupo que segue acreditando. E assim continuarei por muito e muito tempo.

Tento ver a educação como o processo de metamorfose de uma borboleta: inicialmente pode não ser tão fácil e belo como alguns vislumbram, mas quando se faz com amor, no tempo certo, a mudança acontece e a beleza aflora.

Bem vindos a 2012!

___________________________________________________________________

A foto desse post foi tirada por mim, em outubro de 2010, quando estive no Rio de Janeiro conhecendo algumas experiências de educação que promovem a cidadania através de suas ações. A borboleta retratada era somente um casulo quando cheguei à cidade. No meu último dia em Volta Redonda, quando caminhava logo cedo pelo jardim do hotel, o casulo estava vazio e ao seu lado havia essa linda borboleta.