segunda-feira, 12 de abril de 2010

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: RESPONSABILIDADE DE TODOS

Diariamente vivencio situações onde educadores, de uma forma geral, apresentam-se "impotentes" diante das dificuldades de aprendizagem trazidas por seus alunos até o contexto da sala de aula. Muitos até tentam criar estratégias para minimizá-las ou até mesmo desaparecer com elas, quando o caso não é tão complexo, mas a grande maioria prefere procurar um "culpado" para atribui-lhe tamanha responsabilidade, eximindo-se da culpa diante da situação apresentada.
Diante de tal situação, tento, na posição que ocupo, enquanto coordenadora pedagógica, buscar respostas para tantas perguntas que me são feitas a toda hora, mas acredito, e agora mais do que nunca tenho certeza disso, que não uma existe uma única resposta , nem somente um responsável pela resolução de tal problema. As dificuldades de aprendizagem fazem parte da rotina da escola e como tal são de responsabilidade de todos aqueles que participam do processo: escola, família e especialistas.
Não falo isso somente "da boca pra fora", como se costuma dizer popularmente quando não se tem argumentos para colocar frente a um fato conclusivo, mas principalmente, porque tenho buscado intensamente por algumas respostas relacionadas a tal problema e minhas leituras, estudos e pesquisas têm me direcionado a essa conclusão.
São muitos os especialistas e estudos da área educacional que abordam o fato. Se for listar aqui passarei dias. Mas exageros à parte, gostei muito das reflexões feitas pelo fonoaudiólogo Jaime Zorzi, que para mim era pouco conhecido, mas cujas contribuições são bastante relevantes para a área educacional.
Além de obras específicas que retratam a temática das dificuldades de aprendizagem, o especialista, tem dado outras contribuições, principalmente em suas palestras e entrevistas realizadas e concedidas Brasil a fora. E é justamente uma dessas entrevistas que quero compartilhá-la com vocês.
Espero que possa ser útil para muitas reflexões, e que estas possam fazer com que cheguemos à algumas respostas, hoje tão "obscuras" e "nubladas" para a grande maioria dos educadores brasileiros.
























































OBS.: PARA AMPLIAR A FONTE DO TEXTO, É SÓ CLICAR SOBRE A PÁGINA DESEJADA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, POR FAVOR!