quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

2012 COMEÇA AGORA

Tem um período relevante que estou ausente deste espaço, mas os motivos que justificam esta ausência foram importantes e necessários para o meu crescimento enquanto pessoa e profissional que sou.

No último ano (2011) vive algumas experiências significativas em minha vida, assim como tantas outras , mas o fato de ter retomado à docência foi indispensável para me fazer ter certeza absoluta de que a minha escolha profissional não foi em vão.

Muitas são as pessoas que, ao longo da carreira, se deparam, em seus momentos de reflexão, e percebem que se equivocaram com a escolha feita. No meu caso, a experiência vivenciada novamente junto a uma turma do ensino fundamental, além de ter me propiciado muitas descobertas e momentos inesquecíveis, me oportunizou reafirmar a minha escolha enquanto educadora, da qual tanto me orgulho.

É evidente que os obstáculos encontrados pelo meio do caminho não foram poucos, mas o fato de me fazer acreditar numa educação humanizadora e emancipadora, cuja função maior está na formação do cidadão, desenvolvendo habilidades que possibilitem a construção do conhecimento, de atitudes e, principalmente, de valores que sejam capazes de tornar o educando uma pessoa ética, solidária, participativa e crítica, foi o suficiente para me manter forte o bastante, não me deixando desviar, em nenhum momento da minha função social maior: contribuir, enquanto educadora, para a construção de uma sociedade plural, mais digna e mais justa para todos.

Infelizmente, nem todas as pessoas acreditam nessa missão da educação, e além de vê-la como uma utopia, tentam, a todo momento, desmotivar os que resistem acreditando.

Eu, Juliana Alves, mulher, educadora e mãe faço parte desse restrito grupo que segue acreditando. E assim continuarei por muito e muito tempo.

Tento ver a educação como o processo de metamorfose de uma borboleta: inicialmente pode não ser tão fácil e belo como alguns vislumbram, mas quando se faz com amor, no tempo certo, a mudança acontece e a beleza aflora.

Bem vindos a 2012!

___________________________________________________________________

A foto desse post foi tirada por mim, em outubro de 2010, quando estive no Rio de Janeiro conhecendo algumas experiências de educação que promovem a cidadania através de suas ações. A borboleta retratada era somente um casulo quando cheguei à cidade. No meu último dia em Volta Redonda, quando caminhava logo cedo pelo jardim do hotel, o casulo estava vazio e ao seu lado havia essa linda borboleta.

3 comentários:

  1. Juliana, as transformações que acontecem dentro de nós são assim mesmo, nos fazem mais bonitas! Viva a Juliana-borboleta pós-experiência no Rio!
    Um abraço da colega Janine!

    ResponderExcluir
  2. Janine,

    Obrigada pela visita e pelas lindas palavras!
    Apareça sempre. Serás muito bem vinda, sempre!

    ResponderExcluir
  3. Tenho certeza que a sua dedicação à Pedagogia e à Educação não é simplesmente empolgação, mas sim paixão pelo que faz, sedimentada em sua maturidade e compromisso! Parabéns, Juliana!

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, POR FAVOR!