domingo, 7 de fevereiro de 2010

FINALMENTE, UM NOVO RECOMEÇO


Depois de doze dias distante desse espaço, não haveria outra forma para iniciar esse registro a não ser pedindo desculpas a tod@s aqueles que o procuram em busca de novidades.
Sei perfeitamente sobre a importância que ele tem para muitas pessoas, mas o motivo de tamanha ausência foi bastante positivo, principalmente para mim enquanto educadora, e com certeza também será para vocês, pois tenho uma porção de coisas boas para compartilhar com tod@s.
Nos últimos dias, conforme adiantei anteriormente, tenho vivido uma experiência muito positiva enquanto educadora. Na verdade, desde o início desse ano eu aguardava ansiosamente por essa oportunidade: liderar um espaço onde, com outros educadores, pudéssemos construir estatégias para melhororar a qualidade da educação.
Inicialmente, tive certa preocupação com a função que iria exercer, afinal de contas, está na liderença de qualquer que seja o grupo já é um grande desafio por si só, e quando esse grupo tem como principal objetivo contribuir por meio da educação para melhorar a vida de muitas crianças, esse desafio aumenta muito mais. Não era medo, nem insegurança, quem me conhece sabe perfeitamente que isso nem combina comigo, era o fato de não ter certeza como o grupo reagiria diante das minhas "provocações", afinal de contas, todo processo de mudança demanda resistência, e lutar contra isso depois de tantas lutas realizadas anteriormente, para mim, particularmente, não seria mesmo a melhor opção, nem "o caminho" que eu gostaria de seguir.
Independente disso iniciei o processo. Pude perceber de imediato que o grupo também tem suas expectativas em relação a mim enquanto líder, e isso tem sido um grande motivador para que eu seja cada dia melhor nessa função que ocupo, garantindo, sempre que se faz necessário, a participação ativa de todos os componentes, porque só dessa forma o processo torna-se, de fato, coletivo, pluralista. E essa é a educação que acredito, aquela em que eu não somente ensino, mas também aprendo, e muito!
E falando em aprender, uma coisa que tem me deixado muito satisfeita e feliz é como o grupo tem crescido em termos de conhecimento, e como essa vontade, em continuar aprendendo ,tem se mostrado aguçada.
Os resultados colhidos durante os últimos dias tem sido gratificantes. Educadores que antes nem falavam, hoje registram, apresentam e defendem as ideias que acreditam. E isso para mim é como um prêmio, pois sei que fui uma grande incentivadora desse processo todo.
O começo, ou melhor, o recomeço, não tem sido e nem nunca será fácil, acho até que é por isso que me sinto tão instigada. O que é difícil, em muitos casos, acaba me fazendo correr cada vez mais atrás, é desafiador para qualquer profissional e muito importante para o crescimento de qualquer pessoa, enquanto ser hunamo. Experiência própria.
Aparentemente tudo parece perfeito, é verdade, mas se eu for comparar com situações anteriores vivenciadas junto a esse mesmo grupo, ou melhor, com grande parte dele, é como se realmente a perfeição existisse agora.
Há mudanças que ainda precisam ser feitas. "Educadores" que precisam se mostrar mais parte do processo, que precisam acreditar que podem e que são capazes de melhorar a ação na qual estão inseridos. Um imenso caminho surge nesse novo recomeçar, mas somente os que acreditam, os que estão disputos a lutar e encarar os desafios e obstáculos que podem surgir durante a longa caminhada que se tem pela frente, é que realmente manterão viva a esperança que existe na mente e no coração de tantas pessoas que precisam disso para sobreviver.
O momento que vivencio agora pode ser resumido nas palavras de Elisa Lucinda,tão bem interpretadas pela grande cantora Ana Carolina:

"SEI QUE NÃO DÁ PARA MUDAR O COMEÇO, MAS SE A GENTE QUISER, VAI DAR PARA MUDAR O FINAL"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, POR FAVOR!