terça-feira, 4 de janeiro de 2011

OS DESAFIOS DA PRESIDENTE DILMA NA ÁREA EDUCACIONAL



Conforme todos nós tomamos conhecimento, no último dia 01 de janeiro, a então candidata eleita Dilma Rousseff, assumiu o cargo de presidente da república do nosso país.

Ao assumir tal cargo, além de entrar para a história como a primeira mulher a chegar à presidência do Brasil, Dilma abarca também muitos desafios e entre estes, com certeza, estão os desafios da área educacional.

Para início de conversa, é importante lembrarmos que para ajudá-la nessa grande tarefa, que com certeza não é uma das mais fáceis, está a postos Fernando Haddad, que continua a ocupar o cargo de ministro da educação na gestão de Dilma.

De imediato, já se sabe que  a então presidente terá acesso a 9 bilhões a mais para melhorar o ensino do nosso país. Mas onde e como deverá ser aplicado esse investimento?

Entre as prioridades que permeiam essa área e que merecem muita atenção, quero destacar quatro delas, pois considero importantíssimas para que o pais possa alcançar, de fato,  o desafio de melhorar a sua qualidade educacional. Vejamos:

INVESTIMENTO

Não dá para se pensar em qualidade sem levar em consideração o percentual de investimento do nosso país em relação à educação. Sabemos, é claro, que nos últimos oito anos houve uma diferença significativa em relação a isso, mas ainda é pouco se tomarmos como base o percentual de investimento de outros países tido  como bons no campo educacional. Atualmente, o Brasil, investe cerca de 4% do PIB (Produto Interno Bruto) nessa área, enquanto que o recomendado é de pelo menos 8%, conforme aponta a avaliação feita pelo UNICEF - Fundo das Nações Unidas pela Infância -  a partir dos dados obtidos através do relatório A situação da Infância e da Adolescência Brasileira - O direito de Aprender, lançado em 2009.
Para este ano, o que já se sabe, é que o FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica - deve ter um aumento em torno de 13,7% em relação a 2010. Com isso, o custo-aluno que hoje é de R$ 1.414,85 deve alcançar o valor de R$ 1.722.05, conforme registra a Portaria Interministerial de nº 1.459, publicada ontem (03/01/2011) no Diário Oficial da União.


ACESSO À ESCOLA

Embora estejamos em pleno século XXI, parece que a realidade fala muito mais alto do que mostrou os últimos índices apresentados durante as campanhas eleitorais. E o problema de acesso à escola, que parecia pertencer a um passado mesmo que recente, está muito mais presente do que imaginamos. Engana-se, quem pensa que, de fato,  todas as crianças, em idade escolar, estão na escola. Segundo dados obtidos também pelo UNICEF em relação a essa questão, mais de 600 mil crianças entre 7 e 14 anos nunca frequentou uma sala de aula. Em relação aos menores, com até 3 anos de idade, somente 17% têm acesso a creche. Para piorar a situação, os mais pobres, principalmente das áreas rurais, são os que mais sofrem com essa problemática. A ausência de prédios escolares nessas áreas mais distantes é o que piora toda a situação.

QUALIDADE DOCENTE

Atualmente, um dos grandes problemas no campo educacional brasileiro está esboçado claramente no resultado final como o aluno chega à univesidade. Isso é, quando se consegue tão grande mérito. A grande maioria, apresenta muita dificuldade de leitura e interpretação e redige com sérios erros ortográficos. Tudo isso, dá-se, além de outros fatores, pela baixa qualidade do profissional que está a frente do processo de formação destes.
Diante de tal situação, faz-se necessário criar estratégias que possam atrair bons profissionais para a área educacional. É importante apresentar ideias que estimulem os bons estudantes a ingressar na carreira docente. Além, é claro, da modificação no processo de seleção desses educadores. Está mais do que na hora de se perceber que uma prova de múltipla escolha é insuficiente para definir quem ficará responsável pela formação das nossas crianças e adolescentes. Até o momento, muito pouco, para não dizer nada, foi feito feito nessa linha.

ANALFABETISMO

Mesmo com "rios" de dinheiro investidos em programas de erradicação, o analfabetismo  ainda é um dos grandes "gargalos" da esfera educacional brasileira. Os últimos dados apontados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no finalzinho do ano passado, mostram que existe cerca de 14 milhões de analfabetos em nosso país. Em relação a essa questão específica, além da miserabilidade que assola essa mesma população, a impedindo de frequentar uma sala de aula, posso afirmar, com conhecimento de causa,  que a forma como são desenvolvidos alguns dos programas de erradicação à alfabetização, principalmente no que tange a metodologia, com certeza, é uma das principais razões para tal fracasso. É necessário darmos uma atenção maior a isso para que a mudança possa acontecer no futuro, o que espero ser próximo.

Bom, conforme especifiquei no início, quis destacar essas quatro pioridades, pois, a meu ver, são importantíssimas, conforme já registrei anteriormente, para alcançarmos a tão sonhada qualidade educacional.

É claro, que há muitas outras, e que trabalho não faltará a nossa presidente quando o assunto é educação. Mas quero aqui destacar que para que haja avanço em todas essas instâncias aqui citadas, é importante que haja articulação no campo educacional, não deixando de lado o objetivo principal dessa tão importante área: a aprendizagem das nossas crianças, cujo foco deve ser a formação para a cidadania. E nós, somos colaboradores e vigilantes desse processo.

3 comentários:

  1. Oi Juliana! Sempre que posso acompanho suas postagens e elas sempre me estimulam na continuidade de meu curso de pedagogia. Apesar de ser professora há 25 anos, só agora terminarei minha graduação e suas indicações, reflexões e comentários são excelentes!
    Um 2011 de muito sucesso, paz e harmonia ao seu redor e em seu interior!

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  2. Oi, Jenny!

    Que felicidade saber que, de certa forma, colaboro com a sua missão enquanto educadora.

    Fico imensamente grata por saber que você é seguidora assídua desse espaço. São por pessoas como você que me entusismo a melhorar esse espaço cada vez mais.

    Muito obrigada e um ano ano novo cheio de realizações para você também.

    Felicidades!

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  3. É verdade! Difícil desafio que enfrentaremos juntos nos próximos anos! Vamos ficar atentos!
    Abraços

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