domingo, 31 de outubro de 2010

TECNOLOGIA E PROFESSORES


A nova era tecnológica vivenciada em pleno século XXI está a cada dia mais presente na vida de todos nós. Independente de fatores sociais e financeiros, a tecnologia vem se expandindo na vida das pessoas, todos os dias numa velocidade gritante.

O computador, que conta com o apoio do recurso da internet - a grande rede mundial de computadores - é, sem dúvida, um dos meios mais fascinantes e vem conquistando cada vez mais adeptos de todas as idades em várias partes do mundo.

No Brasil, essa realidade também acompanha adultos e crianças, e como não podia ser diferente, é um dos grandes atrativos em muitos dos espaços escolares que conseguem utilizar com inteligência o poder de tal ferramenta para dinamizar o processo educativo e com isso enriquecer o aprendizado dos alunos.

Por conta desse crescimento o uso dos meios digitais na educação tem sido alvo de muitas pesquisas, e algumas delas já conseguiram comprovar aquilo que muitos professores haviam constatado por meio de suas práticas mais inovadoras: que as mídias digitais contribuem para a melhoria da aprendizagem dos alunos.

Ao contrário do que algumas pessoas possam imaginar o uso desses recursos não são somente necessários junto aos adolescentes ou adultos, mas principalmente às crianças. Eu diria, inclusive, pela observação que tenho feito de práticas que acontecem no meu cotidiano, que já a partir dos quatro anos de idade é possível desenvolver um trabalho relacionado à informática educativa de forma bastante dinâmica e com eficácia, pois nessa fase há um desejo muito grande de experimentar o novo, de manusear, de descobrir... E são essas características que torna a experiência construtiva, pois as crianças, nessa fase, superam os próprios limites em busca das novas descobertas.

Com os maiores, há uma diversidade incrível de experiências de sucesso, principalmente com o uso de blog´s, que tem sido um grande diferencial nas aulas de muitos professores.

É importante destacar, que mesmo sendo algo inovador, é necessário que haja muita pesquisa e um planejamento consistente, com metas e objetivos bem claros, do contrário, o que era para tornar o processo educativo diferente, acaba se transformando em mesmice, e em nada vai contribuir para o enriquecimento da aprendizagem do aluno.

Independente das dificuldades encontradas cabe ao professor dá o primeiro passo, principalmente se não quiser ficar alheio ao que acontece no contexto que ele, aluno e escola estão inseridos. Não dá mais somente para vivermos de quadro negro e giz, há muitas linguagens que precisam e devem ser exploradas, e as linguagens dos meios tecnológicos, principalmente, do computador, que traz “à tiracolo” a grande rede mundial que envolve as mais diversas ferramentas sociais que conhecemos, são mais do que necessárias no processo ensino-aprendizagem, pois elas são capazes de oferecer elementos que só enriquecem o encontro de quem ensina com quem aprende, mesmo sabendo que ao final todos somos aprendizes dentro de um processo educativo.

2 comentários:

  1. Olá Juliana, tudo bem?

    Parabéns pelo post.
    Muito pertinente e verdadeiro!
    Passei para dar um alozinho.
    beijinhos
    Cybele Meyer
    http://educaja.com.br

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, POR FAVOR!