domingo, 3 de janeiro de 2010

O DIFERENCIAL




Depois de refletir bastante sobre a última postagem, retorno para continuar meus registros a respeito do que vem a ser O DIFERENCIAL na educação cubana.
Na verdade, conforme eu já registrara em outras postagens, não se trata de apresentar aqui uma receita pronta, mas de abordar questões muito específicas da realidade cubana, que foram colocadas em prática e até hoje tem dado certo.
Segundo Carnoy, uma das "chaves para o sucesso", como ele mesmo denomina, é o recrutamento dos melhores alunos do ensino médio para o exercício do magistério e a altíssima qualidade de formação que lhes é dada. Além disso, outro fator importante, é a garantia de que os alunos são saudáveis e estão bem alimentados. E por último, a existência de um sistema de tutoria e supervisão dos professores, cujo foco principal é a melhoria da instrução.
Parece simples quando apresentado dessa forma, mas além dos fatores supracitados, O DIFERENCIAL mesmo na educação cubana é o compromisso total com a melhoria dos padrões de ensino e fazer o que for necessário para que este padrão chegue até as salas de aula do menor vilarejo das regiões mais pobres.
A tarefa pode não ser tão fácil assim se pensarmos em um contexto como o nosso, mas a receita é simples: COMPROMISSO DE TODOS.

3 comentários:

  1. A "receita" cubana é simples e certeira, só pode trazer bons resultados.
    Gostei de seu blog! Parabéns!
    Eloí Bocheco

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana

    Bem vinda a blogosfera :)
    O compromisso de todos se assenta em políticas publicas consistentes e coerentes, que não dependem de critérios mercantis. Ou seja, lá a educação não é mercadoria, é bem humano essencial.

    abraço!

    ResponderExcluir
  3. Adore seu blog, vou sempre da uma olhadinha.
    osto muito das suas sacadas relacionadas a educação. Nunca li nada sobre a educação cubana, mas fiquei curiosa.

    Bjão.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO, POR FAVOR!