sábado, 9 de janeiro de 2010

O CONTEXTO EDUCACIONAL


Em nosso último contato socializei com vocês as novidades do Ministério da Educação sobre o Programa Mais Educação, que tem como principal objetivo ampliar o tempo e o espaço educativo dos alunos da rede pública nas escolas.
É claro que esse programa, bem como suas metas para o ano que se inicia, vai dar muito o que falar por aqui, afinal de contas existe uma diferença bastante significativa entre Escola de Tempo Integral e Educação Integral, razão pela qual precisarei de um tempo maior para realizar algumas pesquisas sobre o assunto e poder afirmar, realmente, qual das duas  concepções está sendo colocada em  prática pelos nossos sistemas de ensino. Por isso, nesse momento, estarei  retomando minhas reflexões acerca do livro A vantagem acadêmica de Cuba.
Lembro-me de ter dito para vocês ,em algum post anterior, que já havia lido o 1º capítulo inteirinho do livro, pois bem, já o fiz mesmo e é sobre esse primeiro capítulo que quero refletir um pouco com vocês.
O texto de Carnoy, nessa parte específica do livro, aborda um dos itens mais importantes para a qualidade da educação: o contexto educacional.
Segundo o autor, e conforme uma previsão bem óbvia sobre a questão, as cidades, regiões e até os países que apresentam ter melhor educação, apresentam também, como "consequência", os melhores alunos.
Em sua maioria, como o autor mesmo reforça e todos nós já sabemos, os alunos que frequentam as melhores escolas são aqueles que pertencem às famílias que, por sua vez, também possui uma boa educação e estão diretamente relacionadas a redes que  não somente reforçam a importância do sucesso escolar, mas que também conhecem as melhores estretégias para alcançá-lo.
Até aí, aparentemente, parece que não temos tantas novidades, afinal de contas ,é fácil prever tais questões. Mas é justamente essa linha de pensamento que o autor nos leva a fazer: primeiro, visualizamos o previsto, o "normal", o que faz parte da maioria, da nossa realidade. Depois, nos deparamos com o que parece impossível, mas que o autor faz questão de nos mostrar que com muito esforço por parte de todos é possível acontecer. E é nessa linha de pensamento que ele destaca um outro item também imprescídivel ao sucesso escolar , e conforme ele mesmo coloca, tão importante quanto um corpo docente altamente qualificado: a família e as redes familiares.
Segundo Carnoy, muitos países criaram ambientes e redes que além das famílias, são fundamentais na promoção de estratégias capazes de estimular os alunos a obterem o tão sonhado sucesso acadêmico. E é justamente por conta desses ambientes, dessas redes, que na verdade são excelentes sistemas de apoio escolar e social ,que Cuba tem alcançado o sucesso em seu sistema educacional.
Lá, a maioria dos educadores deixa de lado suas individualidades para pensar em um "todo". Lá, os educadores compreendem o quanto é  importante esse tipo de ambiente para a edificação de uma escola ou mesmo de sistema educacional de qualidade. E o principal responsável pela criação desse contexto social tão favorável ao sucesso de seus alunos é o governo, que agindo rigidamente, consegue implementar um currículo nacional bem definido, onde todos acabam tendo que se envolver para garantir a sua transmissão e atender o protagonista principal desse processo: o aluno.

2 comentários:

  1. Oi Juliana!
    Gostei do seu blog, especialmente das informações sobre os autores. Parabéns e continue blogando.
    Meu blog é http://jmzimmer.blog.uol.com.br
    Me faça uma visita que ficarei feliz. Abraço,
    Josete

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  2. Oi, Juliana como você está?
    Gostei muito do seu blog, as informações reunidas são muito interessantes para todo que estão nesse área. Qualquer novidade pode informar que não deixarei de visitar.

    Abraços,

    Marta Minervino

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